A Superintendência Regional da Conab no Maranhão e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão preparam uma parceria institucional que permitirá o aperfeiçoamento e a expansão do atendimento da Conab no estado.

O principal objetivo da parceria será otimizar os serviços da Conab divulgando junto aos prefeitos as atividades desenvolvidas pela companhia e os benefícios que os municípios terão com atuação da estatal.

Parte da parceria permitirá, por exemplo, o treinamento de secretários sobre diversos programas da Conab, como o Programa de Aquisição de Alimentos; Programa de Venda em Balcão; Programa de Subvenção ao Extrativismo.

A proposta é que parcerias semelhantes também ocorram em outros estados. 

A Conab

Além de fornecer ao governo informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsões de safras, de custos de produção e armazenagem, a empresa participa da administração da logística de escoamento da safra nacional, da formação de estoques públicos e de sua comercialização.

É através da Conab que o governo atua para garantir a Política de Garantia de Preços Mínimos. Por meio de aquisições e empréstimo, o governo atua comprando o excedente ou financiando a estocagem, sempre que o preço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O que garante a sustentabilidade do produtor rural.

A Conab também atua no mercado quando o preço dos produtos está muito elevado. Isso ocorre pela comercialização de estoques, o que garante preços justos aos consumidores finais, eliminando ou atenuando os movimentos especulativos e contribuindo para a redução da inflação de alimentos. A Conab também é de extrema importância para os pequenos agroindustriais. Com o programa Venda em Balcão a estatal vende milho para pequenos criadores de animais a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.