A ASNAB participou nesta quarta-feira (26) da reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados que discutiu a desmobilização de 27 unidades armazenadoras da Conab.
Durante a audiência pública, o diretor social e de comunicação da ASNAB, Aeldo Protázio, pediu que a desmobilização dos armazéns seja revista e que seja feito um novo diagnóstico sobre essas unidades.
“Acredito que, todavia, seja necessário realizar um novo diagnóstico, visa ser um projeto ainda do governo anterior e feito sem que fosse submetido avaliação de diversos setores envolvidos. Não se ouviu as unidades operacionais e os principais atingidos pela medida: produtores e criadores”, afirmou.
Aeldo também manifestou a preocupação da ASNAB com o destino dos trabalhadores dessas unidades.
“A Asnab não é contra a modernização, mas se preocupa com o quadro de funcionários que estarão sujeitos a transferências, até para outras localidades”, disse.
Sugestões
O diretor social e de comunicação da ASNAB também lembrou que a associação encaminhou um documento à direção da Conab sugerindo que os armazéns sejam transformados em unidades de negócios que ajudariam na distribuição e venda da produção local.
Durante a audiência, o deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO) manifestou sua preocupação com a saída da Conab de algumas localidades. O deputado questionou sobre o apoio aos trabalhadores dessas unidades armazenadoras e também se a desmobilização desses armazéns não prejudicará a atuação social da estatal.
Em resposta ao deputado, o presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, afirmou que tem trabalhado para manter a Conab viva e que os empregos devem ser mantidos. “Se por acaso tiver que fazer a alteração de um endereço de um colega vamos tentar fazer com o menor nível de constrangimento para ele”, afirmou.
Conab
Em sua apresentação, Aeldo também falou do importante papel social da Conab, não apenas na distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, mas também garantindo a competitividade e sobrevivência de pequenos produtores. Esses pequenos criadores são beneficiados pelo programa Venda em Balcão.
A audiência também contou com a participação de outros funcionários da Conab. O diretor estadual da ASNAB Goiás, Francisco de Assis Xavier, defendeu a manutenção das unidades armazenadoras, que, segundo ele, são importantes para a atuação social da Conab.
Acesse AQUI o vídeo da audiência.