A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já recebeu em mãos um ofício que pede o fortalecimento da Conab.
O documento assinado pelo presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra, e pelo presidente em exercício da Asnab, Reinaldo Marajó, pede que a ministra avalie com governo a importante atuação da Conab.
O ofício traz ainda um resumo das principais atuações da Conab. O documento foi entregue no dia 8 de fevereiro durante um evento no Paraná.
No fim de 2018, a Asnab lançou a Campanha em Prol do Fortalecimento da Conab.
Com a ajuda das Asnab estaduais, a Diretoria Executiva da Asnab vai procurar deputados e senadores e buscar apoio para a manutenção e fortalecimento da Conab como estatal voltada ao abastecimento alimentar da sociedade brasileira.
Além de fornecer ao governo informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsões de safras, de custos de produção e armazenagem, a empresa participa da administração da logística de escoamento da safra nacional, da formação de estoques públicos e de sua comercialização.
A Conab
É através da Conab que o governo atua para garantir a Política de Garantia de Preços Mínimos. Por meio de aquisições e empréstimo, o governo atua comprando o excedente ou financiando a estocagem, sempre que o preço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O que garante a sustentabilidade do produtor rural.
A Conab também atua no mercado quando o preço dos produtos está muito elevado. Isso ocorre pela comercialização de estoques, o que garante preços justos aos consumidores finais, eliminando ou atenuando os movimentos especulativos e contribuindo para a redução da inflação de alimentos.
A Conab também é de extrema importância para os pequenos agroindustriais. Com o programa Venda em Balcão a estatal vende milho para pequenos criadores de animais a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.