O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que reconhece a importância da Conab para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e que acredita que os laços entre a estatal e o ministério devem se estreitar ainda mais.

O reconhecimento está em carta enviada à presidente da Asnab, Dóris Cerqueira. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconhece a importância do papel social da Conab, bem como sua relevância para a implantação e manutenção das políticas públicas relacionadas à armazenagem da produção agropecuária, e, de forma ampla, sua contribuição bastante significativa para o crescimento e desenvolvimento econômico e social do País”.

A correspondência, assinada pelo chefe de gabinete da ministra Tereza Cristina, Paulo Marcio Mendonça Araujo, é uma resposta à uma carta enviada pela Asnab à ministra.

No documento entregue em fevereiro, a diretoria nacional da Asnab destacou a importância da Conab e pediu que a ministra apoie ações de fortalecimento da estatal.

No comunicado, a Asnab ressaltou que apesar de ser uma estatal dependente da União, a companhia exerce um papel importante para atender a Emenda Constitucional nº 64, de 2010, que incluiu na Constituição Federal a alimentação como direito social.

Além de um papel econômico, com controle de estoques e garantias de preços, a estatal tem um papel social importante. A Conab é um dos braços do governo federal na execução de políticas públicas de abastecimento alimentar, desenvolvidas por meios de suas atividades.