Criada pela Lei nº 8.029, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faz 29 anos nesta sexta-feira (12). Presente em todos os estados brasileiros, a estatal atua do campo à mesa dos brasileiros.

O dia é de comemoração e também de reconhecimento pela atuação de todos os trabalhadores que fazem a Conab todos os dias.

A estatal atua no monitoramento da safra, com divulgações regulares, mas também tem uma atuação importante na garantia de renda ao produtor rural, na regularidade do abastecimento e na segurança alimentar e nutricional.

É pela Conab que o governo garante a Política de Garantia de Preços Mínimos. Por meio de aquisições e empréstimos, o governo compra o excedente ou financia a estocagem, sempre que o preço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O que garante a sustentabilidade do produtor rural.

A Conab também atua no mercado quando o preço dos produtos está muito elevado. Isso ocorre pela comercialização de estoques, o que garante preços justos aos consumidores finais, eliminando ou atenuando os movimentos especulativos e contribuindo para a redução da inflação de alimentos.

Outro programa importante da empresa é o apoio a pequenos criadores. Com o programa Venda em Balcão, a estatal vende milho para pequenos criadores de animais a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.

Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) a Conab faz doações de alimentos para a população em situação de insegurança alimentar, além de incentivar a agricultura familiar. Com ele, a estatal compra alimentos produzidos pela agricultura família e os destina à pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.