O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas se reuniu na semana passada em Brasília para aprovar as propostas e ações para fortalecer a defesa das estatais, como a Conab.
O comitê tem como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre aspectos jurídicos e políticos das empresas públicas, derrubar mitos que cercam as estatais e ampliar a comunicação para entidades e sociedade sobre os riscos da privatização.
“Foi uma excelente discussão, alimentada por palestras analíticas de especialistas que assessoram o comitê. Com esses esclarecimentos e a forte presença de representantes de entidades ligadas aos trabalhadores de estatais conseguimos elaborar propostas e estratégias para o enfrentamento ao desmonte e precarização que vêm sendo promovidos pelo governo”, avalia a coordenadora do comitê, Rita Serrano.
Entre as propostas apresentadas na reunião estão:
– Ampliar a comissão de organizaçã Relançar campanha nacional em defesa das estatais;
– Intensificar contatos no Congresso Nacional e junto à frente nacional de prefeitos;
– Produzir materiais de esclarecimento e apoio para diferentes públicos e criar um polo de notícias sobre o tema envolvendo as entidades.
O seminário reuniu dezenas de representantes de categorias e entidades de trabalhadores em empresas públicas.
No fim de 2018, a Asnab lançou a Campanha em Prol do Fortalecimento da Conab.
Com a ajuda das Asnab estaduais, a Diretoria Executiva da Asnab vai procurar deputados e senadores e buscar apoio para a manutenção e fortalecimento da Conab como estatal voltada ao abastecimento alimentar da sociedade brasileira.