As ações para fortalecer a Conab foi um dos assuntos tratados durante a abertura do Congresso Nacional dos Dirigentes da ASNAB nesta terça-feira (4), em Brasília.

Preocupados com a reestruturação da Conab, os dirigentes elaborarão uma proposta com sugestões dos trabalhadores para a modernização da Conab.

Durante a reunião, dirigentes de todo o Brasil falaram da importância de valorizar o papel da Conab no desenvolvimento econômico e social do Brasil e destacaram que é preciso manter a campanha em prol da valorização da Conab. A campanha foi lançada no final do ano passado pela ASNAB e prevê visitas a parlamentares para explicar a atuação da estatal.

Dirigentes presentes na reunião relataram preocupação com trabalhadores da Conab que terão que ser cedidos para outros órgãos públicos com o processo de reestruturação da empresa.

Armazéns

No dia 23 de maio a Conab informou que encerrará as atividades de 27 unidades armazenadoras. Esse fechamento faz parte da modernização da Conab, que prevê uma menor atuação do governo nos locais onde o setor privado tem maior presença no mercado.

Com isso, 27 Unidades Armazenadoras devem ser desligadas da rede. Do total, 13 estão na região Centro-Oeste, sendo Goiás e Mato Grosso do Sul os estados que terão a maior quantidade fechada, com 5 e 6 unidades, respectivamente. Nas outras regiões serão 5 unidades do Sudeste, 4 do Norte, 3 do Nordeste e 2 do Sul.

A Conab

Além de fornecer ao governo informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsões de safras, de custos de produção e armazenagem, a Conab participa da administração da logística de escoamento da safra nacional, da formação de estoques públicos e de sua comercialização.

É através da Conab que o governo atua para garantir a Política de Garantia de Preços Mínimos. Por meio de aquisições e empréstimo, o governo atua comprando o excedente ou financiando a estocagem, sempre que o preço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O que garante a sustentabilidade do produtor rural.

A Conab também atua no mercado quando o preço dos produtos está muito elevado. Isso ocorre pela comercialização de estoques, o que garante preços justos aos consumidores finais, eliminando ou atenuando os movimentos especulativos e contribuindo para a redução da inflação de alimentos.

A Conab também é de extrema importância para os pequenos agroindustriais. Com o programa Venda em Balcão a estatal vende milho para pequenos criadores de animais a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.

Dirigentes de todo o Brasil participam da abertura do Congresso de Dirigentes da ASNAB