A diretoria nacional da Asnab entregou nesta quinta-feira (28) à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, uma carta sobre a importância da Conab e pedindo que a ministra apoie ações de fortalecimento da estatal.
No comunicado, a Asnab destaca que apesar de ser uma estatal dependente da União, a companhia exerce um papel importante para atender a Emenda Constitucional nº 64, de 2010, que incluiu na Constituição Federal a alimentação como direito social.
Além de um papel econômico, com controle de estoques e garantias de preços, a estatal tem um papel social importante. A Conab é um dos braços do governo federal na execução de políticas públicas de abastecimento alimentar, desenvolvidas por meios de suas atividades.
A carta, assinada por toda a diretora da associação, foi entregue à ministra durante a posse da nova diretoria da Conab.
Nova diretoria
Funcionário da Conab há 40 anos, Newton Araújo Silva Júnior tomou posse nesta quinta-feira como diretor-presidente da estatal. Na empresa ele ocupou diversos cargos de gestão, entre eles o de superintendente de Abastecimento Social e o de gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro.
Também foram empossados o diretor de Política Agrícola e Informações, Guilherme Soria Bastos Filho, o diretor de Operações e Abastecimento, Cláudio Rangel Pinheiro, e o diretor de Administrativa, Financeira e de Fiscalização e de Gestão de Pessoas, José Ferreira da Costa Neto.
Durante a posse, a ministra destacou a importância da Conab continuar atuando junto ao produtor rural e na elaboração de estatísticas para o setor.
“Precisamos que a Conab dê atenção às coisas para as quais ela é imprescindível, como trabalhar mais perto do produtor, fazendo previsão de safra, estatísticas e prestando as informações oficiais sobre o setor, que são ferramentas essenciais para cuidarmos das políticas públicas”, disse a ministra.