A ASNAB Nacional enviou um alerta aos empregados que se desligarão da Conab através do Plano de Desligamento Incentivado (PDI).
Para os empregados que possuem Seguro de Vida Bradesco, administrado pela ASNAB Nacional, o alerta é para que eles entrem em contato com a ASNAB Nacional com urgência para formalizar a intenção de permanecer na apólice do seguro e receber a orientação de como fazer a autorização para desconto através do banco. A ASNAB alerta ainda, que é preciso atualizar as informações de contato.
Estas medidas são urgentes e necessárias já que muitos empregados esquecem que pagam sua parcela mensal de seguro via contracheque. Caso o segurado fique três meses sem o devido pagamento da mensalidade ele é excluído automaticamente da apólice.
Já os empregados com menos de 65 anos, que não possuem o Seguro de Vida Bradesco e tiverem a intenção de aderir ao seguro, devem procurar a ASNAB Nacional antes do seu desligamento da Conab.
No caso do Seguro de Vida administrado pela Conab, o empregado que aderir ao PDI não poderá continuar com na apólice.
Os pedidos de informação deverão ser encaminhados para: asnabseguro@gmail.com
Suspenção do PDI
Em ofício enviado no dia 14 de dezembro ao diretor presidente da Conab, Guilherme Augusto Sanches Ribeiro, a ASNAB Nacional, a Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Fenadsef) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiro (Fisenge) pediram a suspensão da aplicação do PDI e a suspensão dos prazos estipulados no Regulamento do Plano de Desligamento Incentivado PDI 2022, assim como do o Lotacionograma, que não tem previsão de lotação para os profissionais de nível fundamental.
No ofício a ASNAB e as federações criticam o prazo de 15 dado para que o empregado decida pela adesão ou não ao plano. “A decisão pela adesão ou não, do empregado, em um plano de demissão voluntária é extremamente delicada e afeta o trabalhador diretamente e de maneira importante pelo resto de sua vida”. O documento também critica os baixos incentivos oferecidos aos empregados. “Trabalhadores que tanto contribuíram com a Conab, durante uma vida toda de trabalhos prestados e dedicação à Companhia, merecem respeito e dignidade”, afirma o ofício.