Muita gente não sabe, mas a Conab está presente diariamente na sua mesa. Os estoques de alimentos da estatal, por exemplo, garantem o preço justo para o arroz e feijão. E é para lutar por essa empresa tão vital para a alimentação dos brasileiros que a Associação Nacional dos Empregados da Conab (Asnab) lançou a Campanha em Prol do Fortalecimento da Conab.

Com a ajuda das Asnab estaduais, a Diretoria Executiva da Asnab vai procurar deputados e senadores e buscar apoio para a manutenção e fortalecimento da Conab como estatal voltada ao abastecimento alimentar da sociedade brasileira.

Para ajudar na campanha, a Asnab está disponibilizando uma cartilha que explica a importância da Conab.

A Conab

Além de fornecer ao governo informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsões de safras, de custos de produção e armazenagem, a empresa participa da administração da logística de escoamento da safra nacional, da formação de estoques públicos e de sua comercialização.

É através da Conab que o governo atua para garantir a Política de Garantia de Preços Mínimos. Por meio de aquisições e empréstimo, o governo atua comprando o excedente ou financiando a estocagem, sempre que o preço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O que garante a sustentabilidade do produtor rural.

A Conab também atua no mercado quando o preço dos produtos está muito elevado. Isso ocorre pela comercialização de estoques, o que garante preços justos aos consumidores finais, eliminando ou atenuando os movimentos especulativos e contribuindo para a redução da inflação de alimentos.

A Conab também é de extrema importância para os pequenos agroindustriais. Com o programa Venda em Balcão a estatal vende milho para pequenos criadores de animais a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.