Como resultado da Reunião Anual do Conselho Nacional dos Dirigentes da Asnab – 2024, encerrado nesta quarta-feira (8), o Conselho entregou à diretoria-executiva da Conab um ofício com 28 reivindicações que visam manter o bom funcionamento da Conab e a saúde de seus empregados. O documento foi entregue à diretora da Diretoria Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide, como parte das ações do Conselho Nacional dos Dirigentes da ASNAB de 2024.
Entre as reivindicações estão a criação de um grupo de trabalho com representante dos empregados para corrigir as tabelas salariais, para tornar os concursos públicos da estatal atrativos de forma a selecionar bons técnicos e manter talentos, além de pedir providências urgentes e necessárias para a correção da curva salarial da estatal. Outra demanda trata-se da criação de um grupo para preparar os empregados para a aposentadoria, desenvolvendo um programa de gestão de conhecimento.
O documento também pede a suspensão imediata da Resolução que trata do desligamento dos empregados com 75 anos ou mais. Outro ponto do documento pede a elaboração de estudos visando a Reestruturação Organizacional da Conab, contemplando novas funções, programas e políticas sociais, aumentando a importância da Agricultura Familiar, da Sociobiodiversidade e das questões ambientais. Outros pontos solicitados no texto foram:
- Adoção de providências urgentes junto à Receita Federal em relação às despesas do SAS, objetivando evitar que os seus empregados caiam malha fina;
- Anistia da dívida do SAS dos empregados;
- Não cobrança de juros dos empregados referentes a parcela de Seguro de Vida que não foi descontada em folha em determinado período;
- Volta da função de secretária nas gerências nas Suregs;
- Aumento da participação da Conab nos fóruns, eventos, feiras e congressos relacionados à agricultura, abastecimento e segurança alimentar;
- Inclusão no próximo concurso público cargos de psicólogo e assistente social;
- Criação de procedimentos de prevenção e saúde como ginástica laboral e palestras sobre saúde.
Segundo dia do Conselho
Na terça-feira (7), durante o segundo dia de reunião do conselho, foram apresentadas propostas de ajuda às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A diretora Rosa Neide sugeriu ações imediatas em apoio aos colegas da Conab que estão sofrendo com as chuvas e, em um segundo momento, a realização de seminários sobre prevenção de tragédias em todas as regiões do Brasil.
Parte do encontro também foi destinado para debates de pautas que preocupam os funcionários, com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o acordo sobre o SAS. O teletrabalho também foi um ponto de debate entre os membros do Conselho.