Em oficio enviado ao diretor presidente da Conab, Guilherme Soria Bastos Filho, a ASNAB Nacional destaca o papel fundamental que a Conab pode ter diante da crise decorrente do avanço do coronavírus.

No ofício, a ASNAB destaca que a Conab pode ter um papel essencial no abastecimento do país e pede que a Conab tome o protagonismo em questões relacionadas ao abastecimento e que estruture cenários que permitam antecipar medidas preventivas de um possível desabastecimento.

A associação lembra que ainda que a disponibilidade de alimentos no comércio e na indústria não esteja sob risco e que uma parcela da população tenha o privilégio de estocar alimentos, ainda há no país uma camada da população que é desprotegida.

“Nesse momento fica evidente que o Estado deve manter estoques governamentais, depositados não somente em armazéns privados prestadores de serviços, mas na rede própria de armazéns da Conab, o que merece estudo aprofundado para qualificar e ampliar estrategicamente a rede própria atual”, afirmou a ASNAB no documento.  

O ofício lembra que o Estado deve estar preparado para momentos mais difíceis e que é preciso que gestores repensem intenções e projetos e entendam que o mercado sozinho não é capa de resolver todas as situações.

A ASNAB pede ainda que diante desse cenário em que é preciso valorizar a empresa, que a Conab revise o Plano de Negócios 2020 e do plano de reestruturação proposto pela diretoria e

Acesse abaixo a íntegra do ofício:

OFICIO-ASNAB-Nº-037-DE-24-03-2020