A Conab permaneceu no nível 1 do Indicador de Governança IG-Sest. O indicador verifica se as estatais estão cumprindo os requisitos da Lei das Estatais.
O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Ministério da Economia. A diretoria da ASNAB Nacional aproveita a oportunidade para parabenizar todos os trabalhadores, que todos os dias, colaboram para que a Conab seja exemplo de transparência e governança.
No último ciclo, a nota final da companhia aumentou de 8,89 para 9,87.
Durante a entrega dos certificados, o secretário de coordenação e governança das empresas estatais, Fernando Soares, lembrou que a transparência é uma obrigação de empresas estatais. “Temos por obrigação dar informação à sociedade brasileira do que vem acontecendo”, disse.
O que é o IG-Sest
O IG-Sest é um indicador que possibilita acompanhar o desempenho da qualidade de governança corporativa das estatais federais, para fins de mensuração do cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei 13.303, de 30 de junho de 2016.
Empresas públicas podem atingir um dos 4 níveis de classificação, sendo o nível 1 o melhor deles, atribuídos com base em três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretorias.
O relatório é elaborado com base em informações e evidências fornecidas pelas empresas à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), que certifica as instituições quanto aos resultados apurados.
Na primeira avaliação, realizada em 2017, a Companhia ficou no nível 3, com nota 3,65. Na segunda, feita em maio de 2018, a Conab atingiu o nível 1 e obteve nota 7,9 e na terceira alcançou nota de 8,89. Os ciclos de avaliação são realizados a cada seis meses.