A ASNAB participará nesta quarta-feira (26) de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. A comissão vai debater a possível privatização e desmobilização de 27 unidades armazenadoras da Conab. A audiência está marcada para 10h30 no plenário 5 do Anexo II da Câmara dos Deputados.
O diretor social e de comunicação da ASNAB, Aeldo Protázio, será o representante da associação na audiência. Também foram convidados a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira, o diretor-presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior.
No dia 23 de maio a Conab informou que encerrará as atividades de 27 unidades armazenadoras. Esse fechamento faz parte da modernização da Conab, que prevê uma menor atuação do governo nos locais onde o setor privado tem maior presença no mercado.
Com isso, 27 Unidades Armazenadoras devem ser desligadas da rede. Do total, 13 estão na região Centro-Oeste, sendo Goiás e Mato Grosso do Sul os estados que terão a maior quantidade fechada, com 5 e 6 unidades, respectivamente. Nas outras regiões serão 5 unidades do Sudeste, 4 do Norte, 3 do Nordeste e 2 do Sul.