A ASNAB entregou à diretoria da Conab uma carta com propostas da associação e dos trabalhadores para o processo de modernização da empresa. As propostas querem garantir que a reestruturação da Conab não afete o importante papel econômico e social da empresa.

No documento elaborado durante o Congresso Nacional de Dirigentes da ASNAB, há um destaque especial para a importância da Conab para a segurança alimentar e também para a importância estratégica da empresa com seus levantamentos de safra.

O texto afirma ainda que “a busca por resolver as questões estruturantes do Brasil passa por associar o objetivo da política de segurança alimentar, com estratégias de desenvolvimento econômico e social, que garantam equidade e inclusão social”.

O documento destaca ainda que o fomento da alimentação segura e saudável tem reflexos positivos no estímulo à produção local e regional, com todas as implicações favoráveis ao desenvolvimento econômico social e ambiental.

Entre as propostas apresentadas para a modernização da Conab está a atuação da empresa como coletora de informações que facilitem as operações de exportações e subsidie as decisões sobre importações de alimentos.

A estatal também pode ter papel determinante no acompanhamento e apoio para a agricultura de baixo carbono, produção de produtos orgânicos e agroecológicos.

Outro ponto sugerido pelos dirigentes da ASNAB é a atuação da Conab no desenvolvimento de cadeias produtivas, com a transformando as unidades armazenadoras em Unidades de Negócios. Com essas unidades a Conab atuaria fazendo com que pequenos produtores tenham acesso à logística e distribuição para conseguirem chegar ao público alvo.

Congresso da ASNAB

A decisão de encaminhar uma proposta dos trabalhadores surgiu depois que dirigentes da ASNAB relataram preocupação com o processo de reestruturação da empresa, que foi pedido pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.