O presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, participou nesta quarta-feira (5) do segundo dia do Congresso Nacional de Dirigentes da ASNAB. Durante a reunião, Newton afirmou que o plano de reestruturação da Conab não vai prever demissões.
Segundo ele a palavra demissão não foi discutida em nenhum momento pela equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a ministra Tereza Cristina.
Newton explicou que pode haver, sim, um programa de desligamento voluntário (PDV), mas que se isso for feito a proposta é garantir direitos como acesso ao plano de saúde.
“O que eu quero trazer aqui é um recado de tranquilidade. É muito importante trabalhar em um ambiente tranquilo. Não ouvimos em nenhum momento a palavra demissão. Ela falou sim em reavaliar o quadro e para isso a gente pode ter que fazer um PDV”, disse.
Segundo ele, tudo será feito de forma transparente e com a presença de representantes da ASNAB.
Durante o encontro com dirigentes da ASNAB, Newton afirmou que continua aberto a sugestões dos trabalhadores para o plano de modernização da empresa, inclusive a respeito das unidades armazenadoras que devem ser encerradas. Ele disse ainda que a proposta de reestruturação não é só cortar gastos, mas também avaliar investimentos necessários para a empresa.
Proposta da ASNAB
No primeiro dia do congresso, os dirigentes da ASNAB decidiram que vão elaborar uma proposta com sugestões dos trabalhadores para a modernização da Conab.