Para os pequenos “criadores” de animais a Conab é essencial. Com o programa Venda em Balcão, a estatal vende milho aos pequenos criadores a preços mais baixos que os dos mercados atacadistas locais.

Segundo Armando, um avicultor da cidade de Alegre, no Espírito Santo, a Conab tem um papel importante para a manutenção e sobrevivência dos pequenos criadores, já que com o fornecimento de milho ela reduz o custo de produção.

“Em dias difíceis como hoje, sem esse apoio do governo por meio da Estatal seria muito difícil trabalhar no campo”, afirmou.

Para defender o papel estratégico da Conab, a Asnab lançou no final do ano passado uma campanha nacional em prol do fortalecimento da Empresa.

https://youtu.be/T_BnJjLKVPM

A Conab

A empresa auxilia o governo com informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsões de safras, de custos de produção e armazenagem, a empresa participa da administração da logística de escoamento da safra nacional, da formação de estoques públicos e de sua comercialização.

É através da Conab que o governo atua para garantir a Política de Garantia de Preços Mínimos. Por meio de aquisições e empréstimo, o governo atua comprando o excedente ou financiando a estocagem, sempre que o preço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O que garante a sustentabilidade do produtor rural.

A Conab também atua no mercado quando o preço dos produtos está muito elevado. Isso ocorre pela comercialização de estoques, o que garante preços justos aos consumidores finais, eliminando ou atenuando os movimentos especulativos e contribuindo para a redução da inflação de alimentos.

A Conab também é de extrema importância para os pequenos agroindustriais por meio do Programa Venda em Balcão. Pelo programa a estatal vende milho em todo o país aos pequenos criadores, distribuídos nos diversos segmentos como criação de bubalinos, gado de corte e leiteiro, avicultura, suinocultura, caprinos e ovinos, levando a manutenção desse segmento da agricultura familiar, que gera em torno de 67% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.