A Conab está participando da operação de ajuda humanitária do governo federal para a Venezuela. A operação levará doações brasileiras e de outras nações para moradores do país vizinho.
Na primeira etapa da operação serão doadas 200 toneladas de alimentos como arroz, feijão, café, leite em pó, açúcar e sal, além de kits de primeiros-socorros.
As doações serão transferidas por caminhões venezuelanos até Pacaraima e de lá para a Venezuela.
Em entrevista à imprensa, o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, afirmou que a atuação do governo federal está sendo gerenciada pelo Ministério das Relações Exteriores e conta com a participação da Conab, Ministério da Defesa, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Casa Civil, entre outros órgãos.
A participação da Conab na operação de ajuda humanitária é mais um exemplo da importância estratégica da estatal para o Brasil.
No ano passado, a ASNAB lançou uma campanha em prol do fortalecimento da Conab.
A Conab
Além de fornecer ao governo informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsões de safras, de custos de produção e armazenagem, a empresa participa da administração da logística de escoamento da safra nacional, da formação de estoques públicos e de sua comercialização.
É através da Conab que o governo atua para garantir a Política de Garantia de Preços Mínimos. Por meio de aquisições e empréstimo, o governo atua comprando o excedente ou financiando a estocagem, sempre que o preço de mercado se situa abaixo do preço mínimo. O que garante a sustentabilidade do produtor rural.
A Conab também atua no mercado quando o preço dos produtos está muito elevado. Isso ocorre pela comercialização de estoques, o que garante preços justos aos consumidores finais, eliminando ou atenuando os movimentos especulativos e contribuindo para a redução da inflação de alimentos. A Conab também é de extrema importância para os pequenos agroindustriais. Com o programa Venda em Balcão a estatal vende milho para pequenos criadores de animais a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.